Certificado digital para franqueadores: qual o ideal e por que usar

Você criou uma empresa tão bem-sucedida que ela se transformou em franquia. Sua marca e modelo de negócios serão referência para centenas, talvez milhares, de empreendedores. A lucratividade empresarial também vai subir bastante. Mas, se as vantagens aumentam, a transformação da sua empresa em franquia traz muitas tarefas adicionais e pontos de atenção.

O volume de negociação com terceiros, obrigatoriedades e documentação aumentam bastante. Neste artigo, você vai entender como o certificado digital para franqueadores pode ajudá-lo em tudo isso. Também ficarão claros os benefícios jurídicos para o franqueador e franqueado. Confira!  

Benefícios do certificado digital para franqueadores

Há muitas vantagens para o franqueador e para todos os usuários que usufruem do certificado digital. Como empresas com franquias envolvem pessoas em diversas localidades, o certificado torna-se extremamente necessário e vantajoso.

Economia

Imagina ter que autenticar todos os documentos importantes da sua franquia? Se ela for lucrativa, com certeza você terá uma quantidade bem grande de documentos para validar. Isso envolve taxas cartoriais, malotes, frete, deslocamentos, arquivamento e impressões. 

Com o certificado digital, esses seis itens deixam de existir, pelo menos da forma tradicional.

Você ainda vai arquivar toda a documentação, mas de forma digital, o que significa economia de espaço e materiais, como pastas e papéis. Como tudo é feito virtualmente, não é necessário se preocupar com viagens e malotes para enviar um documento. Ou seja, é muito mais econômico.

Assinatura de contratos a distância

Você sonhou em ter sua marca no país inteiro e este momento chegou. Para não precisar se deslocar, basta usar o certificado digital. Assim, sua equipe não precisa fazer viagens e nem se preocupar com serviços como frete ou malote. 

Agilidade

Do Oiapoque ao Chuí, você assinará documentos importantes com poucos cliques, em menos tempo do que você gastaria para imprimir contratos e outros instrumentos importantes. O franqueado receberá tudo no e-mail e o material pode ser arquivado na nuvem.

Dessa forma, sua franquia torna-se mais lucrativa, já que conseguirá fechar negócios em bem menos tempo. É como diz aquela famosa frase: “tempo é dinheiro”. 

Desburocratização

A burocracia é inimiga da produtividade e da boa experiência do cliente. Elas nos fazem perder tempo e trazem insatisfação. Mas, com o certificado digital, várias etapas caem por terra. A autenticação, carimbo do profissional, impressão em três vias e necessidade de procuração (caso você delegue algumas funções) são substituídas pelo certificado digital. 

Segurança jurídica e de informação dos documentos

Franquias têm uma série de processos para funcionarem bem. Por isso, a formalização das regras é essencial. Mas os documentos só terão validade jurídica garantida com autenticação ou uso do certificado digital. Com ele, além de assinar contratos e termos, você pode validar e-mails, atas e outros.

O documento também não pode ser alterado depois que é assinado com o certificado. O sigilo também é reforçado. Isso porque só quem tem a chave consegue ter acesso aos documentos.

A utilização do certificado digital ainda transmite mais credibilidade nas transações. Assim, o cliente te vê de outra forma.

Cumprimento de obrigatoriedades legais

Algumas obrigações legais só podem ser cumpridas com o uso do certificado digital. Outras se tornam mais seguras quando a empresa usa o instrumento, mesmo quando ele é opcional. Assim, franqueadores precisam do certificado digital para o que só pode ser realizado com ele e deveriam optar pelo certificado nos serviços opcionais para reforçar a segurança.

Sustentabilidade

Sabe aquela papelada nos escritórios? Quem usa certificado digital deixa isso no passado. Além de não precisar imprimir, o consumo de tinta, pastas, estantes e outros materiais usados para arquivar diminuem bastante.   

Qual o melhor certificado digital para franqueadores?

Você tem algumas escolhas possíveis de certificado digital para sua franquia. Vamos começar pelos que não recomendamos. O A1 tem validade de apenas um ano. Dessa forma, para uma franquia, o custo-benefício é baixo. O e-CPF também não é satisfatório para franqueadores, já que é voltado para cidadãos e não empresas.

Como o plano é ser um franqueador de sucesso, opte pelo A3 ou Bird ID, os dois têm validade maior. Vamos mostrar as vantagens de cada um para você decidir qual dos dois escolher. 

A3

O certificado digital A3 tem validade de um a três anos. Ele é considerado mais seguro que o A1, já que só pode ser usado por uma pessoa por vez. É armazenado em mídias — smartcard ou token, só é possível utilizá-lo com eles.

Também é necessário digitar uma senha para usar o dispositivo. Ele é incompatível com celulares e tablets.

É um tipo de certificado digital recomendado para quem ainda está em fase de validação das franquias e tem uma equipe menor, já que o A3 só pode ser usado por uma pessoa de cada vez.

Bird ID: certificado em nuvem

O certificado em nuvem, o Bird Id, tem alguns diferenciais em relação ao A3 e A1. Ele é compatível com dispositivos móveis, celulares e tablets. Pode ser usado em qualquer lugar com acesso à internet e você ainda consegue saber quando foi utilizado.

Além de todos esses diferenciais do Bird Id, esse certificado tem validade de até 5 anos.

Franqueador, emita seu certificado digital on-line

Independentemente do tipo de certificado que você escolher, desfrutará de diversas vantagens com o dispositivo. Usá-lo é prático, rápido e ágil desde a emissão. É possível emiti-lo on-line, por videoconferência.

Peça o seu certificado digital agora, ganhe produtividade, economia e muito mais.

Leave A Comment